quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pet Hotel: Troca de Pêlo dos Cães

De mais ou menos fim de outubro para cá, muitos proprietários questionam sobre o fato de seus animais, sejam cães ou gatos, estarem perdendo "muito pêlo". Isso é normal?
Bom, para a época do ano, é completamente normal. O que ocorre é a muda da pelagem de inverno para a de verão, dando a falsa impressão de que cai muito mais pêlo do que normalmente.
Imagine que o animal terá todo o seu pêlo, de todo o corpo totalmente trocado e isso é feito pelo próprio organismo de modo que não caiam todos de uma vez e sim, conforme a pelagem de verão vai nascendo. Há, portanto uma substituição de todo o pêlo, num período que pode levar de 1 a 3 meses. A média é 2 meses.
Você pode tentar controlar penteando ou escovando o pêlo de seu cão. Mas é bom acostumá-lo desde filhote para ele não estranhar.
Essa grande muda ocorre na verdade duas vezes por ano.  No período entre primavera e verão (agora) e entre o outono/inverno (mais ou menos começa em maio/junho). Na época de frio, nasce uma pelagem um pouco mais comprida e grossa, que é para o animal estar mais preparado para os dias frios, o que não quer dizer que animais não sintam frio.

Há também a queda natural de pêlos por envelhecimento dos folículos pilosos, que, como ocorre com o cabelo humano, onde o animal perde diariamente uma pequena quantidade de pêlos (são aqueles pêlos que observamos no dia-a-dia ao limpar a caminha dos animais, mas que é numa quantidade muito menor da queda de pêlos sazonal (pela estação do ano).
O que diferencia uma queda de pêlo normal ou fisiológica de uma queda de pêlo por algum problema?
Basicamente, há sinais de problemas quando estes são sua causa. Assim, há áreas da pele do animal que poderão estar sem pêlo (cai todo o pêlo dessa área do corpo); fêmeas após o parto costumam perder muito pêlo, por falta de nutrientes que os bebês "roubaram" da mamãe durante o seu desenvolvimento intrauterino. Também pode haver uma vermelhidão na parte em que os pêlos cairem, o que também é indicativo de algum problema.

Quando há problemas de pele, pode ser como exemplificado acima, por falta de nutrientes, também chamadas metabólicas (como no caso de fêmeas parturientes ou alimentação desequilibrada em qualquer fase de vida do pet), por infecções (bacterianas, por fungos e até viroses), autoimune (como o lupus eritematoso sistêmico), hormonal, por alergia a picada de insetos entre tantas outras causas.

Mas se ainda tiver dúvida, converse com o veterinário de seu animal de estimação. Ele não tem um veterinário ainda? O hotelzinho Little Pets oferece atendimento veterinário a domicílio com a nossa veterinária e proprietária, a Dra. Roseli B. Martins. Afinal, o LP_Pet Hotel foi criado exclusivamente para o cuidado com os animais, sempre com o respeito e o amor que eles tanto merecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário