quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pet Hotel - Filhotes de leão branco

Com 6 semanas de vida, 3 filhotes de leão-branco foram batizados dia 11 de julho, no Parque Safari do município de Hodenhagen, na Alemanha. Os nomes dos três são Adel, Rosi e Jasmin. Os leões brancos são raros na natureza por seu pêlo branco não contribuir com a camuflagem para poderem caçar para sua sobrevivência como também para não serem alvos de caçadores. Não são albinos, pois não possuem olhos vermelhos. Leões albinos são ainda mais raros na natureza por apresentarem maior sensibilidade ao Sol e isso faz com que não vivam muito tempo.

Os leões brancos possuem o "leucismo" (que significa falta de pigmentação, que pode ser de fundo genético, como no caso dos leões; metabólico ou nutricional), onde o gene é recessivo, portanto, só aparece quando dois animais com o mesmo tipo de gene se cruzam, numa proporção baixa, a não ser que os dois pais sejam brancos, situação em que todos os filhotes nascerão brancos.

De acordo com o folclore africano, "leões brancos mágicos"  nascem a cada cem anos para dar alegria àqueles que os vêem. Há outras lendas relacionadas com sua sua aparição rara na natureza, sempre mostrando a presença dos leões brancos com prosperidade e fartura e a crença de que sua cor branca é um sinal da benevolência que deveria existir dentro de todos os povos.


Outro motivo de sua rara presença na natureza é pelo fato dos leões brancos sofrerem segregação dos próprios leões "normais". E como normalmente são em número muito pequeno de nascidos (entre 1 e 2), são expulsos do grupo em que nascem e acabam não conseguindo sobreviver na selva, já que os leões vivem em grupos, inclusive na hora de caçar para conseguir seu alimento.
Exemplares adultos praticamente são vistos só em cativeiro ou reservas próprias, pois na natureza não passam da adolescência.


Um raro exemplar adulto (mas não está relacionado ao parque em que nasceram os filhotes batizados):

3 comentários:

  1. Que lindo!
    Quero um pra mim ;)
    kss

    ResponderExcluir
  2. Adoro animais, tenho cães adotados, essas imagens dos filhotes de leão branco são maravilhosas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oiii uma visita para conhecer seu lindo e maravilhoso espaço!
    lindos filhotes,são mansinhos,rsrs...
    Abçss!

    ResponderExcluir